domingo, 5 de agosto de 2012

Segredo para emagrecer


Mais uma "reflexão" que pode ser feita a partir de uma tirinha. Desta vez, uma das garotas conta que emagreceu fazendo dieta e atividade física ao ser questionada sobre o que fez para emagrecer. A outra garota ilustra o que muitas pessoas fazem por aí: esperar uma resposta diferente quanto ao "segredo para emagrecer".

Se você for procurar por aí, há muitas promessas de emagrecimento com "dietas da moda", geralmente muito rígidas. Quem faz pode até perder mesmo, mas quem é que vai comer do jeito da dieta feita pelo resto da vida? Por exemplo: se a dieta que você fez ou quer fazer corta carboidratos, você vai conseguir viver sem carboidratos para sempre? Provavelmente não. Então, quando voltar a se alimentar normalmente, ou seja, quando voltar a consumir carboidratos, o peso eliminado pode ser todo adquirido de novo e às vezes até com uns extras.

Por isso, por mais que pareça um clichê, não adianta: o real segredo para emagrecer é aprender a se alimentar e não simplesmente comer! Se alimentar significa se nutrir, isto é, um hábito diário cujo objetivo é fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da vida. Já comer, segundo o dicionário Michaelis, por exemplo, é mastigar e engolir. 

É possível emagrecer somente com controle da alimentação, contudo, exercícios físicos costumam dar um "gás" nesse processo. Fazem você queimar mais calorias, além de prevenir e/ou controlar doenças, controlar ansiedade, reduzir o estresse, etc. Algumas pessoas falam que não gostam de exercícios, que acham entediantes. Nesse caso, tente procurar uma atividade que combine com você. Caminhada, corrida, bicicleta, musculação, dança, ioga... São infinitas opções e a maioria das pessoas começa a gostar depois de algum tempo. Que tal deixar a preguiça de lado e tentar movimentar-se mais?

Voltando à alimentação, as velhas dicas permanecem: diminua as porções dos alimentos, evite frituras, doces, salgadinhos, industrializados e refrigerantes, consuma mais frutas e vegetais, beba mais água. Somente com algumas trocas na rotina, já dá para notar diferença. Lembre-se que evitar não é cortar da sua vida, mas sim, moderar, consumir com consciência!

0 comentários:

Postar um comentário