terça-feira, 5 de maio de 2015

Exames Laboratoriais no Acompanhamento Nutricional

As ferramentas que nós, nutricionistas, podemos utilizar para melhorar o atendimento e poder ajudar ainda mais os pacientes/clientes são várias! Desde uma boa anamnese e avaliação antropométrica a textos educativos e exames laboratoriais. Exames? Sim! Muita gente pensa que o nutricionista não pode solicitar exames ou que até pode, mas que só importam hemograma e aqueles relacionados ao perfil lipídico, como colesterol, por exemplo. Dá para "explorar" bem mais e conhecer melhor a pessoa que estamos atendendo, devendo ser uma prática rotineira.

Foto: National Health Service

Bem, antes de falar de alguns exames em si, gostaria de deixar claro que existe uma resolução que permite que o nutricionista faça essa solicitação, que é do Conselho Federal de Nutricionistas, nº 306/2003. Em seu artigo 1º diz: "Compete ao nutricionista a solicitação de exames laboratoriais necessários à avaliação, à prescrição e à evolução nutricional do cliente-paciente".

Aí, como o nutricionista vai proceder, depende de cada um. Nessa mesma resolução, diz que é necessário respeitar, dentre outros, as condições clínicas e também socioeconômicas do nosso paciente/cliente. Às vezes, não dá para pedir todos os exames que gostaria de uma vez só, considerando que várias pessoas não têm plano de saúde e alguns exames podem ser caros. Logo, é de bom senso solicitar só os mais necessários naquele momento e, de tempos em tempos, solicitar novos, para conseguir realizar um bom trabalho.

Se já houver um acompanhamento por outro profissional, como um médico, é até melhor, pois alguns exames podem ser usados por ambos os profissionais. Até porque não cabe ao nutricionista fazer diagnóstico. Se o indivíduo apresentar qualquer alteração significativa, deve haver um encaminhamento ao médico, tendo um trabalho em conjunto, que é o ideal.

Quais exames podem ser solicitados?

Vamos a alguns deles: hemograma, triglicerídeos, colesterol total e frações, e glicose são os mais comuns e devem, sim, ser solicitados. No entanto, podemos ir além e solicitar outros para saber se o plano alimentar passado está funcionando, como aqueles relacionados à tireoide (TSH, T4, T3), creatinina e ureia, que demonstram função renal, enzimas hepáticas como a alanina aminotransferase (ALT), transaminase glutâmico oxalacética (TGO) e Gama GT, minerais, vitaminas, perfil hormonal...

Em relação aos minerais, podem ser dosados sódio, potássio, magnésio, ferro, zinco, entre outros. O ferro é essencial para o transporte de oxigênio e para a saúde geral, portanto, torna-se fundamental ficar atento a esse exame e na ferritina, que é a reserva do mineral em nosso organismo. Quando baixos, eles afetam negativamente a performance nos exercícios de endurance (longa duração), por exemplo, justamente por causa do transporte de oxigênio prejudicado!

Ainda em relação aos minerais, um outro interessante é o zinco. O uso de pílulas anticoncepcionais pode causar deficiências de nutrientes (bom assunto para outro post!) e ele é um desses, sendo importante dosar em mulheres. Já nos homens, também pode ser dosado, porque o zinco é relacionado à espermatogênese e produção de testosterona. Níveis baixos podem demonstrar, muitas vezes, uma possível baixa libido ou o porquê de não haver ganho de massa muscular. Fora que o zinco também está envolvido no processo de cicatrização, imunidade, síntese de diversas enzimas, metabolismo de macronutrientes, etc.

No perfil hormonal, além do TSH, também pode ser solicitado exame da própria testosterona, do cortisol, hormônios femininos... O cortisol, conhecido popularmente como "hormônio do estresse", é uma resposta adaptativa e funciona como um mecanismo de defesa do organismo, mas quando em excesso pode interferir nos hormônios sexuais (por isso pessoas altamente estressadas costumam ter baixo interesse sexual ou, nas mulheres, a menstruação pode ficar alterada) e levar à resistência insulínica, por exemplo.

Nas vitaminas, uma das mais solicitadas de uns tempos para cá é a vitamina D, embora outras também sejam avaliadas, como a B12. A saúde óssea é geralmente a função mais lembrada, contudo, há estudos com boas evidências relacionando a deficiência da vitamina D a diversas condições, como obesidade, depressão, câncer, esclerose múltipla, artrite reumatoide e diabetes. Como diria o outro, pelo sim ou pelo não, é melhor dosar e evitar que fique em níveis baixos!

A B12 é um dos exames que devem ser sempre dosados em vegetarianos, e, principalmente, veganos, pelo fato de a maior fonte da vitamina ser de origem animal (carnes, ovos...). Porém, um melhor marcador para estágio de depleção da mesma é a holotranscobalamina, e o ácido metilmalônico, que mostra quando os estoques já estão exauridos e a deficiência foi atingida. Outro exame interessante nesse público, além dos demais citados (e para quem não é veggie também), é o ácido fólico. Para saber mais e tirar possíveis dúvidas sobre a alimentação vegetariana, clique aqui.

Viu como Nutrição não é só feita de "dieta" e suplementos? Esses foram só alguns exemplos. O motivo de você não emagrecer pode estar no seu exame, mas o motivo do seu cansaço excessivo também! Tem muita coisa envolvida e seu nutricionista pode ajudar a melhorar! Por isso, faça seus exames regularmente. ;)

2 comentários:

  1. Adorei seu blog! Também sou nutricionista e é muito bom ler assuntos escritos com embasamento. Não consigo seguir ele.

    ResponderExcluir
  2. Amei a matéria! Parabéns! Já marquei como favorito para voltar outras vezes e ler outros materiais seus. Sucesso colega Nutre!

    ResponderExcluir