sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Como se alimentar fora de casa?

Para quem que está em processo de emagrecimento, comer fora de casa às vezes é uma tarefa complicada, pois pode ser um momento de excessos, que podem fazer com que a pessoa desista de seguir com uma boa alimentação. Sempre falo que se pode comer "de tudo" desde que se tenha consciência das porções e, ainda assim, com pouca frequência. 

No entanto, as refeições fora de casa não precisam ser um obstáculo. Algumas dicas podem ser úteis para esses momentos, afinal, rigidez na alimentação podem acabar prejudicando as relações sociais do indivíduo. Abaixo seguem algumas dicas, separadas em categorias:

Buffet: Pode ser amigo ou inimigo da alimentação saudável. Depende de você!
- Restaurantes: A grande vantagem do restaurante é a variedade de alimentos: muitos vegetais, saladas, frutas, alimentos integrais (em alguns locais), etc. Por outro lado, também há alimentos fritos/gordurosos. Quando for a um restaurante, sempre observe o buffet antes de servir seu prato, pois, assim, você pode escolher o que vai pegar. Sem isso, você pode acabar servindo em excesso. Se puder, opte pelo buffet por quilo e tente servir uma porção de proteína magra, uma de carboidrato e vegetais cozidos/saladas. Opte por frutas na sobremesa. 

- Pizzarias: Se for rodízio, existem inúmeros sabores de pizza e provavelmente você vai querer provar vários. Portanto, tente se programar para comer no máximo 3 pedaços e opte por sabores com vegetais como rúcula com tomate seco, brócolis e também com proteína, como a de frango. Se possível, acesso site do local e veja os sabores que a pizzaria oferece. Fica mais fácil de se programar. Fuja das bordas de catupiry. Dá mais sabor a pizza, mas a deixa mais calórica. Costumo dizer que se você consegue se controlar, pode ir e fazer desse jeito que comentei, porém, se você acha que não vai conseguir controlar o número de pizzas que vai comer, talvez seja melhor não ir, afinal, dependendo do número consumido, pode prejudicar o seu esforço da semana.

- Fast foods: Os fast foods aos quais me refiro são essas redes famosas, que vendem hambúrguer, batata frita, etc. Normalmente essas redes oferecem em seu site a informação nutricional de seus produtos, portanto, também é bacana dar uma olhada nesses dados antes de ir. Tente optar por um hambúrguer de tamanho pequeno e dispense a batata frita. Se for impossível, peça também no tamanho pequeno. A mesma coisa deve ser feita com a bebida. Sobremesa: pense se você realmente precisa dela após comer esses alimentos. Hoje em dia serve-se até salada nesses lugares. Pode ser uma saída também.

- Lancherias: As lancherias costumam oferecer preparações variadas, como pizza, pastéis, torradas, sanduíches, porções, entre outros. Mais uma vez, tente se informar sobre o que é servido no local e opte por alguma opção menos calórica. Exemplo meu: esses tempos fui a uma lancheria e acessei o site para saber o que serviam. Dentre tudo, optei por um bauru, que continha pão, carne, um molhinho, milho, ervilha e um pouco de queijo. Não deixei de comer, mas preferi escolher algo mais leve.

De forma geral, pode-se conseguir fazer boas escolhas ao realizar alguma refeição fora de casa, principalmente se programando antes. Além disso, se, porventura, você cometer algum excesso, na próxima refeição já siga com a sua alimentação equilibrada! Não deixe que um deslize coloque tudo a perder!

0 comentários:

Postar um comentário