quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Receita: Bolo de Milho (Vegano, sem lactose e sem glúten)

Eu adoro bolos, desses caseiros mesmo. Um dos meus favoritos é o de aveia com banana, que postei aqui. Apesar de gostar bastante, costumo fazer pouco, mas fazia algum tempo que estava com vontade de preparar algum bolo. Tinha farinha de milho em casa, então, pensei logo em tentar fazer algum que atingisse diversos públicos. Como eu tinha muitas receitas tradicionais de bolo de milho, fui procurar uma que fosse diferente e/ou que pudesse adaptar para a minha proposta. Depois de muita procura, eis que encontrei uma bem fácil no site Cantinho Vegatariano e adaptei algumas coisas.

A receita original já era vegana, ou seja, sem alimentos de origem animal, como ovos ou leite. Por não ter leite, ele já não continha lactose, porém, adaptei para ficar também sem glúten. Ótima pedida para veganos, intolerantes ou celíacos!

Tome nota e depois me conta! Fica bem gostoso!

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de farinha de milho
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz
- 1 xícaras (chá) de açúcar demerara ou mascavo
- 1/4 de xícara (chá) de óleo vegetal da sua preferência
- 350 ml de bebida vegetal ("leite" de castanhas, arroz, etc)
- 1 colher (sopa) de erva doce
- 1 colher (sopa) de fermento em pó

Modo de Preparo:
Na batedeira, bater o açúcar mascavo com o óleo vegetal e aproximadamente 100 ml da bebida vegetal escolhida. Juntar a farinha de arroz e a de milho. Acrescentar o restante da bebida vegetal e bater mais um pouco. Colocar a erva doce e, por último, o fermento, misturando toda a massa. Assar em uma forma untada com um pouquinho de óleo (em forno previamente aquecido) por aproximadamente 40 minutos ou até dourar (temperatura de 180° C).

0 comentários:

Postar um comentário