terça-feira, 21 de abril de 2020

Hábitos saudáveis na quarentena - Parte 3



Na terceira e última parte dos posts sobre hábitos saudáveis na quarentena, vou falar brevemente sobre ansiedade, atividade física e sono. Como falei no primeiro post, estamos passando por um momento de incertezas, então, é difícil levar uma vida 100% normal. Mas pelo menos tentar ter um mínimo de cuidados é essencial. É saúde, é preocupação com você. Vale a pena!

Nas redes sociais, tenho observado as pessoas falando sobre o aumento da ansiedade, o que é absolutamente normal, considerando uma pandemia, não é mesmo? E o problema fica maior quando essa ansiedade passa a ser descontada na comida. Por isso, é necessário compreender o que tem causado isso e reconhecer sinais de fome fisiológica e fome psicológica (ou vontade de comer). 

A fome fisiológica surge de forma gradual, não há desejo por alimentos específicos, pode causar mal estar físico (aquele desconforto no estômago quando começa a "apertar a fome", hehe) e desaparece após comer, pois se você comeu em quantidade adequada, está saciado. Por outro lado, a fome psicológica surge de repente, costuma ser intensa, há desejos por alimentos específicos (a pessoa refere "fome de doce", "fome de pizza" etc) e pode despertar a culpa após comer. Sabe aquela coisa que falam de abrir a  geladeira para pensar? Pois é, muitas vezes você está "só" entediado e não com fome real. Quando achar que está com fome, tente se observar mais com base nessas diferenças: perceber se está com vontade de alimentos específicos ou não, se a sensação aumentou gradualmente etc. Se for fome de verdade, coma, preferencialmente alimentos que te mantenham saciado por mais tempo. Se for a fome psicológica ou vontade de comer algo específico, pode ser que comer o que você está com desejo ajude temporariamente (por exemplo, um pouco de chocolate), porém, o ideal é buscar atividades que te deem prazer, que te deixem concentrado, como forma de amenizar a ansiedade sem descontar na comida de forma exagerada.

Que outras atividades eu posso fazer, nutri? Bom, isso depende do que você gosta e tenho visto  também psicólogos recomendando fortemente atividades. Ou seja, se você não acredita na nutri aqui, leve em conta as recomendações dos colegas psicólogos, hehe! Não estamos falando sobre produtividade, hein? Estamos falando sobre distração, sobre relaxar um pouco! Momentos tão necessários sempre na nossa vida, não só agora! Desenhar, colorir livros, ler, assistir uma série, ouvir música, brincar com seu pet, tomar um sol (mesmo que seja na janela), rever fotos antigas ou mesmo se alongar por alguns minutinhos! Tem tanta coisa que aposto que há algo que te chame a atenção.

Atividade física também entra como uma forma de aliviar a ansiedade e principalmente "não enferrujar" na quarentena, pois por mais que você não fizesse muito exercício antes disso tudo, com certeza tinha gasto energético maior por caminhar para fazer compras, levar o pet para passear ou resolver qualquer outra coisa na rua, né? Para quem já fazia exercício, talvez a intensidade não seja mesma. Eu tenho feito exercícios em casa e têm me ajudado muito a não "pirar".

Não sou educadora física e por isso não posso recomendar e orientar exercícios físicos, mas posso incentivar você a fazer, se você não tiver limitações! Há diversos profissionais postando até mesmo sem custo em suas redes conteúdos para te ajudar nessa fase. Vale procurar. Vou deixar como indicação o canal da Sogipa (um clube esportivo do Rio Grande do Sul) no YouTube, que disponibiliza atividades para todos os gostos: ioga, pilates, lutas, ginástica localizada, treinamento funcional etc. Para acessar, clique aqui.

Por fim, o sono! Um dos pilares para uma vida saudável desde sempre e importantíssimo para imunidade tanto quanto a nossa alimentação e atividade física. Na televisão, já apareceram algumas matérias sobre alterações no nosso dos brasileiros durante a pandemia, o que é até compreensível, ainda mais para quem tem convivido com ansiedade. Já falei sobre esse tema no blog antes e no post está bem explicadinho como criar uma rotina para "educar" seu sono (clique aqui para ler). 

Para complementar, você pode utilizar a fitoterapia como sua aliada para relaxar. Chás como capim-cidreira, maracujá, hortelã, melissa e camomila exercem função calmante e podem ajudar na indução do sono. Neste caso, o ideal é beber à noite, um pouco antes de deitar, se possível usando a erva mesmo, mas os sachês também podem ser usados.

Espero que tenha aproveitado as informações desses posts recentes. Como sempre, a ideia é passar informações com linguagem acessível, que possa atingir diversos públicos, sem tanto termo técnico nos textos. Gostaria de saber de você nos comentários: você tem se sentido muito ansioso? O que te ajuda a relaxar?

P.S.: Assim como nutricionistas têm atendido online durante o isolamento, alguns psicólogos também têm feito isso. Se para você está sendo difícil passar por tudo "sozinho" e não tem com quem falar e se sente à vontade com um profissional, procure ajuda! Especialmente nas redes sociais, como o Instagram, é bem fácil de encontrar psicólogos oferecendo serviços, alguns até gratuitamente!

0 comentários:

Postar um comentário