quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Receita: Chá da Casca do Abacaxi

Já devo ter falado que adoro chás! Como você pode ver nesse post aqui, eles podem auxiliar muito na nossa alimentação. Tem vários que adoro e um deles é o chá da casca do abacaxi, receitinha que você vai ver no blog hoje.

Esse chá é meio receitinha de avó, sabe? E tem vários benefícios, além de ser bem refrescante e gostoso! Acho bem legal ver que várias coisas que eram/são passadas pelas avós ou mães podem ser interessantes do ponto de vista nutricional.

Agora chega de papo e "bora" para a receita mais difícil do mundo? hahaha

Ingredientes:
- Casca de um abacaxi
- Água (aí eu usei 1,5 l)
- Pedaços de canela em pau, cravo ou gengibre (não utilizei desta vez)

Modo de Preparo:

Após descascar o abacaxi, colocar a água com as cascas em uma panela e levar ao fogo. Deixar até ferver. Depois é só coar. Não é necessário adoçar!

Dá para beber gelado ou quente. Nos dias de calor, geladinho é tudo de bom! Uma dica é colocar folhas de hortelã junto ao chá, em uma jarra ou garrafa. Pensa num chá refrescante!

Quais benefícios eu tenho ao beber esse chá, nutri? O abacaxi é uma fruta rica em vitamina C, o que ajuda a fortalecer a nossa imunidade, faz bem para a pele, pois a vitamina é antioxidante e ainda é essencial para a produção de colágeno (responsável pelo tônus e firmeza da pele, dentre outras funções, assim como a elastina), etc. Além disso, a fruta é diurética, ou seja, dá uma "forcinha" na eliminação de líquidos retidos (com o calor que tem feito aqui no RS, muitas pessoas, especialmente as mulheres, acabam "inchando"), e possui bromelina, uma enzima que auxilia no processo de digestão. Aliado a um plano alimentar equilibrado, pode ajudar também no emagrecimento.

Basicamente é isso, portanto, podemos aproveitar o abacaxi por completo: comer a fruta e depois preparar o chá. Só não esqueça de beber o chá e revezar com água "pura" também, ok? :-)

2 comentários:

  1. Nos 26 anos e pouco que tenho de vida confesso que nunca tomei chá nenhum, mas vou experimentar esse aí, tentar me familiarizar e experimentar outros tipos também..vou dar uma trégua ao refrigerante e aos sucos que mais tem açúcar do que fruta...

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, homem geralmente não curte chá! Pelo menos é o que eu percebo nos amigos!

    Esse particularmente é bom pra começar, pois gelado eu acho que ele fica tipo um suquinho. Mas os outros também podem ajudar.

    Ótima iniciativa de diminuir os refris e sucos não naturais. Depois que você acostuma, nem lembra mais o que são hehe. Bjss!

    ResponderExcluir