segunda-feira, 11 de junho de 2012

Como se alimentar no inverno?

O inverno é uma estação que traz mais que apenas temperaturas baixas: traz vontade de comer/beber coisas quentinhas e que, normalmente, são bem calóricas. Alguns exemplos: fondue, lasanha e outras massas, chocolate quente, etc. Porém, se entregar a todas essas delícias sem controle pode gerar desequilíbrios na alimentação e quilos extras sem praticamente nem perceber. Por isso, se você se cuidar durante o inverno, não precisará "se desesperar" como muitos fazem próximo ao verão. Lembre-se que os cuidados com a alimentação devem fazer parte da sua rotina o ano todo e não somente em determinadas épocas, pois falamos também de saúde!


Com as dicas abaixo você pode aproveitar coisas quentinhas no frio, mas de forma mais saudável!

- Chás: Existem diversos tipos de chás, o que é excelente, pois você pode variá-los para não enjoar. Beba algumas xícaras por dia, mas não esqueça que também é necessário beber água pura. No inverno é comum termos menos sede, por isso precisamos fazer um "esforcinho" para não esquecer de tomar. Se quiser algum benefício no chá, experimente, por exemplo, o chá verde, que é rico em antioxidantes e bastante utilizado por ajudar na perda de peso, por controlar a glicemia, entre outros. Só não vale abusar na hora de adoçar o seu chá, seja ele verde ou não. O ideal é que se beba os chás sem adoçar. Ele é um pouco amargo, mas acostuma-se ao sabor. Eu, por exemplo, o utilizo com frequência.

- Você pode fazer de uma bela sopa o seu jantar! De legumes, é claro! Adicione seus vegetais favoritos, uma fonte de proteína, uma de carboidrato (batata ou massa, por exemplo) e muitos vegetais. Além de nutritiva, a sopa sacia e aquece o corpo.

- Algumas frutas podem ser aquecidas no microondas com um pouco de canela em pó e tornam-se uma sobremesa ou lanchinho leve. É o caso da banana e da maçã. Experimente!

- As saladas acabam ficando meio de lado durante os meses de frio, mas, para não ficar sem vegetais, além da sopa, você pode preparar legumes cozidos ou refogados. Se puder, prefira preparar no vapor, para que não percam nutrientes durante o cozimento. Quentinhos e nutritivos!

- Tem espaço para alguma "delícia calórica"? Tem, sim! Afinal, não é necessário ser radical. Queremos saúde acima de tudo! Se você vai sair algum dia para comer em restaurantes ou vai na casa de alguém, saiba que você pode comer um fondue ou uma boa massa, por exemplo. É evidente que não se deve abusar. Prove, coma devagar, sinta bem o gosto do alimento, mas não se prive e nem coma em excesso. Assim, pode-se aproveitar com tranquilidade o inverno. Vários pratos da estação podem conter muito açúcar ou sal, o que pode alterar a glicemia e elevar a pressão, respectivamente, por isso deve-se focar no equilíbrio.

- Um chocolate quentinho também pode fazer parte dos dias de frio. Existem muitas receitas mais leves na internet, com uso de leite desnatado ou leite vegetal, achocolatado light (ou cacau em pó), canela em pó, etc. Escolha uma e aproveite!

Chocolate quente? Não é proibido, mas por que não deixá-lo mais levinho?
No mais, as outras dicas dos primeiros três posts do blog são válidas em qualquer estação do ano: moderação, consumo de frutas e vegetais, mastigação adequada, lanches intermediários... São toques importantes para passar pelo inverno de uma forma equilibrada e saudável.

Essas foram algumas dicas, mas às vezes a gente tem um "truque" só nosso para o inverno. Se você tiver, mande para o blog!

0 comentários:

Postar um comentário