quarta-feira, 18 de abril de 2012

Alimentação Saudável: Primeiros passos (Parte 1)


Alimentação saudável é um tema constante em programas de televisão, revistas, jornais, etc. São tantas informações, que às vezes confundem a população. Por isso, para começar o blog, vou dar algumas dicas gerais para uma alimentação mais saudável. Dividirei em partes para os posts não ficarem gigantes, ok? Ao longo do tempo, disponibilizarei informações sobre nutrição esportiva, infantil, entre outras. Espero que gostem!

1) Faça mais refeições ao dia

Muitas pessoas comem somente 3 vezes ao dia (café da manhã, almoço e jantar), porém, é importante ter uma frequência para se alimentar, pois isso deixa o metabolismo acelerado e evita os picos de fome. Digamos que você almoce lá pelas 13 horas e só coma novamente em torno das 20 h. Observe que você comerá bem mais porque passou um longo tempo sem ingerir nada, sobrecarregando seu organismo. Por isso, recomenda-se, normalmente, que refeições sejam realizadas de 3 em 3 horas aproximadamente. 

Fazer pequenos lanches durante o dia é uma ótima alternativa para não chegar na próxima refeição com muita fome.  Há algumas frutas que podem ser carregadas na bolsa ou mochila (pera, maçã, ameixa...). Barras de cereal (se puder, fique atento ao rótulo, pois muitas marcas apresentam muito açúcar e poucas fibras), biscoitos integrais, frutas secas (damasco, uva passa) e oleaginosas (castanhas, nozes) também são boas opções para lanchinhos mais nutritivos! Quanto às oleaginosas, só uma dica: são pequenas, mas apresentam um teor alto de gordura, que, embora seja de boa qualidade, elevam as calorias. Portanto, não exagere na quantidade!

Um outro problema em se alimentar poucas vezes ao dia é a formação de corpos cetônicos, que são produtos liberados durante o jejum prolongado ou em dietas ricas em lipídios para fornecer energia a diversos órgãos. Isso acaba deixando a pessoa com mau hálito, semelhante à acetona, como o próprio nome pode sugerir. E isso ninguém quer! 

2) Beba mais água

A água deixa o organismo como um todo mais hidratado e ainda deixa a pele e os cabelos mais bonitos. Quando você sente sede é porque já está desidratando, por isso, não é necessário senti-la para beber água. Para algumas pessoas isso não é realmente um hábito, chega a ser difícil às vezes, mas com disciplina isso pode ser melhorado. Se puder, carregue uma garrafinha de água com você e encha conforme a necessidade. Você acaba acostumando e até sente falta quando não a carrega.

Não sabe se a quantidade de água que você está tomando é suficiente? Observe a cor da sua urina quando for ao banheiro. Se ela estiver bem clara, é porque você tem se hidratado. Agora, se ela estiver mais escura (amarelada) significa que você precisa beber mais água.

Chás e sucos de fruta (naturais!) também ajudam a aumentar a sua quantidade diária de líquidos, porém, a água pura deve ser prioridade! Beba em torno de 2 litros de água por dia. Evite apenas ingerir líquidos durante as refeições, pois pode prejudicar a sua digestão.

3) Diminua o consumo de sal

O consumo excessivo de sal faz o corpo reter muitos líquidos e ainda pode levar à hipertensão ao longo do tempo, ocasionando outros problemas também. Por isso, o ideal é não exagerar na quantidade na hora de preparar os alimentos. Alguns alimentos/temperos ajudam a dar sabor e permitem que o sal seja diminuído do preparo. Alguns exemplos: cebola, alho, orégano, açafrão, manjericão, etc.

Preste atenção também nos alimentos industrializados, pois muitos deles (sopas em pó, macarrão instantâneo, conservas, temperos prontos, salgadinhos) possuem alta quantidade desse ingrediente, porém, no rótulo, apresentado como sódio. Consuma esse tipo de produto com moderação!

Outra dica é retirar o saleiro da mesa! Não é todo mundo que tem esse hábito, mas muitas pessoas, além de adicionarem sal ao preparo da comida, ainda deixam o saleiro na mesa para "dar mais um gostinho".

Mais dicas no(s) próximo(s) post(s)! 

0 comentários:

Postar um comentário