quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Propriedades da Canela


Acho canela uma delícia! Gosto desde pequena, quando ainda nem sabia das maravilhosas propriedades que essa especiaria tem! Acho o cheirinho tudo de bom e o sabor também! Mas, naquela época, a canela costumava vir acompanhada de bolinhos de chuva (lembram?), ambrosia, arroz doce e outras coisas desse tipo. Hoje em dia essas preparações deram espaço a outras (saudáveis, é claro), que no fim do post vou deixar como dica.

Muita gente torce o nariz para a canela, contudo, ela tem tantas propriedades benéficas que acaba virando "queridinha" na alimentação. Vamos conhecer alguns benefícios?

- É termogênica, ou seja, aumenta a temperatura corporal e, por esse motivo, ajuda na perda de peso e redução da gordura abdominal. Não esqueça que por si só a canela não fará milagre: associe a uma alimentação equilibrada e a exercícios físicos regulares;

- Fornece saciedade por retardar o esvaziamento gástrico (ajuda a diminuir o índice glicêmico dos alimentos). Em outras palavras: ajuda a segurar a fome ao longo do dia e reduz aqueles picos de ansiedade (que leva a comer mais, para alguns) e vontade de comer doces;

- Ajuda na manutenção dos níveis de "açúcar" sanguíneo, tendo papel importante nos casos de obesidade, resistência à insulina, processos inflamatórios e diabetes;

- Tem ação antioxidante e anti-inflamatória, o que auxilia na saúde e beleza da pele, nos quadros de celulite, etc;

- É antifúngica e antibactericida, sendo importante contra a Candida albicans, fungo que causa a candidíase, e Helicobacter pylori, bactéria responsável por úlceras estomacais, por exemplo;

-  Auxilia na redução do colesterol e da pressão arterial;

- Ajuda na processo de cicatrização;

- Tem papel hepatoprotetor;

- Na medicina chinesa, é utilizada para tratar cólicas menstruais, náuseas, flatulência, resfriados e diarreias.

Quanta coisa! E são só alguns benefícios, pois a canela é constantemente estudada e logo poderão aparecer outras propriedades para a nossa saúde. Lembrando que o fato de apresentar diversas vantagens não significa que pode ser consumida livremente. A diferença entre remédio e veneno está na dose. Bom senso é fundamental na alimentação, como tudo na vida. Cerca de 1 colher (chá) por dia parece ser suficiente para obter seus benefícios, segundo estudos, no entanto, sempre converse com seu nutricionista.

Sugestões de uso: gosto muito de utilizar nas frutas, principalmente a banana (aquecida no micro, humm, fica saborosa e sacia o desejo por doces!), em alguns chás ou sucos (no de maçã acho muito gostoso!), nas vitaminas, no mingau, na batata-doce e no preparo de receitas saudáveis como bolos, tortas ou outros doces. Pode ser utilizada também em pratos salgados, como arroz ou carnes, por exemplo. Eu particularmente não costumo usar, mas a culinária de alguns países utiliza dessa forma e deixa os pratos igualmente saborosos.

                                        
                                     Um delicioso mingau de aveia, banana e ela, a toda poderosa canela! =D

Referências utilizadas:

GRUENWVALD, Joerg; FREDER, Janine; ARMBRUESTER, Nicole. Cinnamon and health. Crit Rev Food Sci Nutr. 2010, 50(9):822-834.

RANASINGHE, Priyanga et al. Medicinal properties of 'true' cinnamon (Cinnamomum zeylanicum): a systematic review. Complement Altern Med 2013, 13(1):275.

0 comentários:

Postar um comentário