Foto: Gourmet a Dois Como só fiz um vídeo, nada de fotos próprias =/ |
Ah, a receita tá certa, viu? Não tem ovos ou leite mesmo!
Ingredientes da massa:
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo (usei branca mesmo)
- 1 xícara e 1/2 (chá) de aveia em flocos (coloquei por conta)
- 1 cenoura grande picada
- 1 xícara (chá) de açúcar da sua preferência (uso demerara)
- 1/2 xícara (chá) de água
- 1/3 xícara (chá) de óleo da sua preferência
- 1 colher (café) de vinagre (usei de maçã)
- 1 pitada de sal
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó
Ingredientes da cobertura:
- 500 a 700 ml de leite vegetal (usei leite vegetal feito com pasta de amendoim - ver o preparo mais abaixo)
- 80 g de chocolate meio amargo ou outro da sua preferência (é o chocolate em pedaços mesmo, não em pó)
- 1 colher (sobremesa) de óleo de coco
Como preparar o leite vegetal: Bater 500 ml de água com duas colheres (sopa) cheias de pasta de amendoim no liquidificador até dissolver bem. Pronto! Não precisar coar nem nada! Não fica gosto marcante de amendoim na receita! ;) Pode usar qualquer outro leite.
Modo de preparo da massa: Peneirar a farinha de trigo e colocar numa tigela com a aveia. Reservar. No liquidificador, bater a água, o óleo, a cenoura e o açúcar até ficar homogêneo. Misturar o "creme" de cenoura com a farinha de trigo e a aveia. Adicionar o sal e o vinagre, mexendo bem. Por fim, colocar o fermento e mexer novamente. Levar a mistura ao forno preaquecido (nova regra ortográfica =*) a 180° em uma forma untada de furo no meio (estilo pudim) para não grudar por aproximadamente 50 minutos ou até espetar um palito e sair seco.
Modo de preparo da cobertura: Colocar em uma panela o leite, o chocolate e o óleo de coco e cozinhar em fogo baixo até começar a dar ponto de cobertura. Importante: como ela é totalmente vegetal, DEMORA para ficar no ponto certo! Não precisa mexer toda hora, mas fique de olho na panela. Vai reduzir de tamanho. Eu não deixei engrossar muito. Quando ela esfria sobre o bolo, fica mais cremosa.
Montagem: Deixar o bolo esfriar e depois "raspar" com uma faca nas laterais e na parte do furo até soltar bem da forma. Retirar e colocar em um prato ou travessa. Colocar a cobertura sobre o bolo, cobrindo bem o furo! Depois, é só cortar e ser feliz com seu bolo vulcão!
E aí, gostaram?
0 comentários:
Postar um comentário