A resposta é... DEPENDE! Embora alguns nutrientes mereçam atenção em pessoas vegetarianas/veganas, o que vai dizer mesmo se você precisa de suplementação é se você tem ou não uma alimentação variada (rica em vegetais, frutas, leguminosas, entre outros, e não aquela alimentação monótona à base de batata, arroz e macarrão que muitos têm), além da análise de exames bioquímicos e sinais e sintomas, como pintas nas unhas, queda de cabelo, cansaço excessivo... Isso, na verdade, vale também para quem não é vegetariano ou vegano!
Os nutrientes que eu mencionei que merecem atenção são ferro, cálcio, zinco, vitamina D e vitamina B12. Isso porque as maiores fontes, em geral, costumam ser de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados), mas não quer dizer que uma pessoa vai ter deficiência apenas por isso. Até porque o reino vegetal é abundante em todos esses micronutrientes, EXCETO a vitamina B12, que é produzida por bactérias. Desta forma, torna-se importante o planejamento da rotina alimentar nesses pacientes por um nutricionista capacitado. Quer saber mais sobre alimentação vegetariana? Leia este post aqui!
A vitamina B12 é estocada no fígado, então, é possível passar meses ou anos com níveis ótimos nos exames. A deficiência de vitamina B12 pode ser comum mesmo em pessoas que comem carne e outros itens de origem animal, você sabia? Isso pode acontecer por má absorção, já que necessita do chamado fator intrínseco presente no estômago para tal. É por isso que aqueles que fazem cirurgia bariátrica costumam suplementar essa e outras vitaminas. De qualquer forma, o ideal é monitorá-la de tempos em tempos por meio de exames (leia mais sobre exames no acompanhamento nutricional clicando aqui) e, se necessário, realizar a suplementação com acompanhamento de nutricionista (apenas por via oral) ou médico (pode prescrever injetável). Vale destacar que deficiência de nutrientes se corrige com suplementação e não com alimentos, ok?
Você tem alguma dúvida sobre alimentação vegetariana? Manda nos comentários e lembre-se que nenhum post substitui uma consulta com nutricionista!
0 comentários:
Postar um comentário