Olha aí mais uma receita, gente! Acho que vou virar confeiteira, pois o que mais gosto de fazer na cozinha é, certamente, bolo! :D E um bolinho de chocolate, quem não gosta? Este não contém nenhum ingrediente de origem animal (comum na maioria dos bolos) como ovos e leite. Sendo assim, encaixa-se como uma receita vegana e, por não ter leite de vaca, também não contém lactose.
"Rachadinho" no topo, mas feito com carinho! ;) |
Alguns perguntam às vezes o porquê de um bolo vegano, sem lactose, sem glúten (este tem) e por aí vai. Como eu gostaria que ninguém tivesse nenhum problema de saúde e pudesse "comer de tudo", mas nem sempre é assim. Muita gente por aí, mesmo sem ser meu paciente/cliente, tem intolerância à lactose ou alergia à proteína do leite de vaca, doença celíaca... Fora o público vegetariano/vegano, que tem crescido. Todos merecem comer coisas gostosas e nutritivas, né?
E se você torceu o nariz porque não tem ovos, leite ou algum ingrediente mais comumente usado, faça o bolo primeiro! ;)
Ingredientes:
- 1 xícara (chá) de farinha de arroz integral
- 1 xícara (chá) de aveia em flocos finos (pode ser a "normal", apenas relatei a que usei)
- 1 xícara (chá) de açúcar demerara ou mascavo
- 1/2 xícara de cacau em pó sem açúcar
- 1 colher (sopa) de canela (opcional, coloco sempre em bolo por gostar)
- 1 xícara (chá) de coco ralado ao natural (sem açúcar)
- 1 colher (sobremesa) de bicarbonato de sódio
- 1 colher (chá) de sal
- 1 xícara e 1/2 (chá) de água morna
- 1/2 xícara de óleo de coco ou outro da sua preferência
- 1 colher (chá) de vinagre branco
Modo de Preparo:
Preaquecer o forno a 180° C. Se o coco ralado for congelado, não esquecer de descongelá-lo antes. Em uma tigela, misturar os ingredientes secos. Depois, acrescentar os ingredientes líquidos e misturar bem, até formar uma mistura homogênea. Levar ao forno por cerca de 30 minutos (pode variar). Está pronto! O meu ficou com o aspecto "rachado" em cima, porém, muito bom! Dá para fazer uma cobertura também, se quiser.
E o açúcar?
Uma coisa que eu normalmente não falo nas receitas é sobre o açúcar. Açúcar é açúcar em qualquer lugar, embora o demerara e o mascavo não sejam refinados como o branco e, por isso, mantenham mais propriedades. No dia a dia, não utilizo açúcar para adoçar nada e recomendo o mesmo para os pacientes (exceto em alguns casos, como aqueles que têm muita dificuldade de ficar sem adoçar certos itens).
Tá, mas daria para trocar pelo adoçante, não? Particularmente, não recomendo. Ainda quero fazer um post sobre isso, mas a maioria dos adoçantes são artificiais, tendo estudos relacionando-os ao aumento de peso e distúrbios metabólicos. Eu, que sou uma pessoa saudável, prefiro consumir de vez em quando açúcar (geralmente nas minhas receitas o demerara ou o mascavo) ou o refinado em um chocolatinho, sobremesa "normal" (porque nutricionista não é E.T.) do que consumir algo artificial que pode me trazer problemas no futuro. Sim, existem adoçantes naturais também, como os à base de stévia, porém, mesmo esses uso pouquíssimo. Portanto, não achem que adoçante é a melhor coisa do universo por adicionar pouco ou nenhum valor calórico às preparações!
0 comentários:
Postar um comentário