terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Alimentação no verão

O verão é uma época muito propícia para se alimentar melhor, já que os dias quentes "pedem" alimentos mais leves e refrescantes. A maioria das pessoas costuma relatar que as "comidas pesadas" (frituras, por exemplo) não combinam bem com a estação, o que pode facilitar na hora das escolhas à mesa. Pensando nisso, o post de hoje está com dicas de como se alimentar nos dias de altas temperaturas. Embora a maioria não seja novidade, o reforço é válido! ;)


Hidratação

A hidratação é um fator importantíssimo sempre, mas principalmente nos dias quentes. É claro que não dá para falar de hidratação sem falar dela, a boa e velha água (já falei dela aqui)! Temos que beber muita água, sim! Não espere sentir sede: programe-se para carregar uma garrafa com você! Para quem está na praia, é ainda mais fácil, pois você pode colocar garrafas em uma caixa térmica para beber durante o tempo que ficar por lá! E geladinhas ainda!

Outras bebidas podem ser consumidas, tais como sucos de frutas, água de coco e chás. Mas lembre-se que a água deve vir em primeiro lugar. E ah, evitar o excesso de álcool é uma medida interessante, já que faz com que haja uma perda de líquidos ainda maior.

Alimentação

Assim como nos sucos, as frutas inteiras podem e devem estar presentes na rotina de verão. São boas opções para o seu café da manhã, lanches e até sobremesa. Aproveite frutas como melancia, melão e abacaxi, comuns na estação e bem refrescantes. Até picolé dá para fazer e fica delicioso!

Verduras e legumes também devem entrar no cardápio! As folhas verdes e outros itens crus são boas escolhas por estarem frescos, mas você também pode preparar cozidos/no vapor. Apenas evite muito óleo no preparo e o excesso de sal, que faz reter líquido. 

Fica a dica de um petisco leve e saudável para quem está na praia, especialmente as mulheres que querem um bronzeado bonito e duradouro: palitinhos ou rodelinhas de cenoura crua! A cenoura, assim como outros alimentos amarelo-alaranjados, é rica em betacaroteno, um carotenoide potente, que dá um "up" para a pele no bronzeado e na proteção contra os radicais livres. Para bons efeitos, o ideal é já começar a ingerir alimentos com betacaroteno antes da exposição solar (ou seja, antes de viajar para a praia) todos os dias. E mesmo não tendo a ver com alimentação propriamente dita, vale lembrar: use protetor solar!

Outros alimentos como carnes magras, iogurtes naturais e cereais integrais, por exemplo, também podem fazer parte da alimentação no verão. Enquanto que os alimentos que devem ser evitados são conhecidos: carnes gordas, molhos e doces gordurosos, frituras, maionese. Todos eles difcultam a digestão, podendo trazer desconfoto e mal estar. Niguém quer passar mal, né?

Um ponto importante ainda é a alimentação fora de casa: tem que tomar cuidado com as condições dos locais e, principalmente, a conservação dos alimentos em restaurantes, barracas e até carrinhos de praia. Muitas vezes os alimentos são conservados em temperaturas incorretas. Assim, os alimentos podem estragar e trazer problemas! O mesmo vale para alimentos que forem carregados com você: evite alimentos que possam estragar mais rápido como ovos e peixes ou mantenha-os na caixa/bolsa térmica por um período não muito longo.

No mais, vale o de sempre: bom senso! Dá para ter um tempinho para o sorvete, o crepe ou outra coisa que você goste, porém, com equilíbrio!

0 comentários:

Postar um comentário