terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Conte nutrientes e não calorias!



Para muitos, pode ser um pouco trabalhoso ter uma rotina saudável, independentemente do objetivo, mas isso não é desculpa para se alimentar mal o dia todo ou viver à base de alimentos industrializados, contando calorias de tudo que ingere. Com disciplina e organização, todos podem ter uma rotina saudável.

É comum, principalmente para os que querem emagrecer, ficar contando calorias de tudo: do iogurte, do chocolate, do pão, das frutas... É tão paranoico, que há pessoas que entram em "dietas" de apenas 500 calorias por dia (exemplo) na expecativa de emagrecimento rápido. Gente, tem necessidade? Comer tão pouco, sem prazer, sem quase nada de nutrientes, andar "se arrastando" por aí sem energia para perder o que, por vezes, a pessoa levou anos para adquirir?

Eu prezo muito pela reeducação alimentar, que introduz novos alimentos, mas permite exceções em determinados momentos para comer alguma coisa "diferente". Vários pacientes/clientes se supreendem com os meus planos e comentam que emagrecem com energia e "comendo muita comida". E sabem por quê? Porque mesmo que em um plano calculado o número de calorias também importe para o nutricionista, o que vai realmente fazer diferença é a adequação dos nutrientes e os alimentos certos!

Uma coisa que escuto bastante é "pão engorda?", "mas abacate não é calórico?", "as barrinhas de cereais são boas, pois não tem muitas calorias, né?", "refri zero é melhor que suco natural porque não tem nada de calorias?", etc.

Vamos por partes: qualquer alimento só vai te engordar se for consumido em uma quantidade acima do que seria recomendado para você. E isso depende de cada organismo. O que é muito para você, pode não ser para o seu amigo. Já sobre o abacate, realmente ele é um pouco calórico, no entanto, apresenta inúmeros beneficios e nutrientes que se for inserido na alimentação de maneira certa, não vai engordar, pelo contrário, pode até ajudar a emagrecer. Sobre as barras de cereais (aqui há dicas para ajudar na escolha de uma barra boa), mesmo que haja algumas opções bacanas hoje em dia, é muito difícil encontrar uma com uma excelente composição nutricional (rica em fibras, boa quantidade de proteínas, etc). Por isso, até pode ser encaixada na alimentação, mas não deve ser a única opção de lanchinho, por exemplo. Até porque existem opções bem melhores!

Por fim, sobre o refrigerante: a versão normal é puro açúcar e o zero é puro adoçante (sem falar que ambos são ricos em aromatizantes, conservantes e todos os "antes"...). Assim como o açúcar tem seus malefícios, alguns tipos de adoçantes também têm. Não é porque é adoçante, que é 100% saudável ou 100% seguro. Mesmo os considerados mais seguros, é bom não exagerar. Sem falar que um copo de suco natural pode ter, por exemplo, 200 calorias (o que não é muito, convenhamos), além de vitaminas, minerais, fibras (se não for coado)... Não é bem melhor? E se você estiver comendo algo como um "mega hambúrguer" não são 200 calorias que vão mudar tudo, sendo que a preparação é mais calórica e rica em gordura, sódio... A mesma coisa com o refrigerante zero: tá comendo uma "bomba" e acha que o refri vai evitar o "estrago"? Pense nisso!

Então, fica a dica: não se preocupe tanto com calorias e, sim, se aquele alimento vai te nutrir, vai te trazer algum benefício. Tenha bom senso nas escolhas e encontre o equilíbrio nas quantidades, mesmo nas opções saudáveis. Assim, não é necessário viver nessa paranoia de calorias e ficar somando tudo o que come. Liberte-se dessas danadas e viva melhor! :)

0 comentários:

Postar um comentário