sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Estrias: O que são e como evitar?

Texto criado em parceria com Bruno Garcia.

O que são?

Para sabermos como evitar, antes temos que saber o que são. Nosso corpo é composto por uma quantidade incontável de células, que juntas formam os tecidos. As estrias nada mais são do que o resultado de uma cicatrização ocorrida no tecido celular (situado na superfície da pele). Mais precisamente nas  fibras elásticas que sustentam a camada intermediária da pele, que é formada por COLÁGENO e ELASTINA, que são as responsáveis pela elasticidade e tonicidade da pele.

A estria se forma quando a pele é excessivamente estirada, ultrapassando sua capacidade de distensão. E, para deixar a situação pior, ainda não existe um tratamento médico ou estético para acabar totalmente com elas.


Como evitar?


Já sabemos que se trata de uma cicatriz. E como tal não há cura, apenas algumas formas de amenizar tal sintoma.

Uma hidratação diária (de 2 a 3 litros de água diariamente) pode ajudar a prevenir e a amenizar as estrias, pois a água é essencial para o sucesso dos cremes. Vale lembrar que os princípios ativos nos hidratantes têm mais sucesso com os chamados redensificadores dérmicos (substâncias ativas na síntese de colágeno e elastina).

A pele com estria possui colágeno e elastina, mas de forma totalmente desorganizada. Por isso, é mais importante fornecer substâncias que ajudam na reorganização destas duas proteínas, para que elas voltem naturalmente à sua disposição na pele. Por isso também a aparência de "pele enrugada".

Causas mais comuns:

- Excesso de exercícios (hipertrofia acelerada);
- Gravidez;
- Ressecamento da pele (até mesmo queimaduras);
- Efeito sanfona;
- Crescimento acelerado.

Como já foi falado, uma hidratação adequada é muito importante para evitar as temíveis estrias, mas existem alguns nutrientes que podem ajudar muito também.

Veja abaixo os nutrientes fundamentais nesse combate e exemplos de alimentos contendo os mesmos:

- Zinco: Auxilia no processo de cicatrização.
Fontes: Aveia e outros cereais integrais, ostras, carne vermelha, oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), cogumelos, espinafre, agrião.

- Silício: Reorganiza as fibras de colágeno e elastina, evitando que a pele perca sua elasticidade natural.
Fontes: Cebola, alho poró, aveia, cevada, pepino, nabo, lentilha, banana.

Vitamina C: Auxilia na produção de colágeno, além de ser um potente antioxidante.
Fontes: Laranja, limão, acerola, abacaxi, abóbora, mamão papaia, brócolis, morango, kiwi, couve, tomate, pimentão, caju, goiaba.

Vitamina E: Também possui importante papel antioxidante, mantém a hidratação e a maciez da pele.
Fontes: Oleaginosas (nozes, castanhas, amêndoas, etc), brócolis, espinafre, batata doce, cenoura, salmão, banana, azeite de oliva, óleo de canola, óleo de milho, aveia e outros cereais integrais.

Vitamina B5: Assim como o zinco, possui função cicatrizante, além de manter o bom estado geral da pele.
Fontes: Abacate, fígado, peru, tomate, iogurte e leite integrais, frango, figo, ovos.

Algo que pode auxiliar também é o colágeno hidrolisado, que é vendido em lojas de suplementos e algumas farmácias. Como a produção de colágeno tende a diminuir com o tempo, a suplementação do mesmo passa a ser essencial em alguns casos. Pode ser encontrado em cápsulas ou em pó, o qual pode ser adicionado a sucos, vitaminas, chás, etc. É necessário ter cuidado ao comprar, pois o ideal é que o produto não contenha açúcar, por exemplo. Além disso, somente seu uso não fará “milagres”. É fundamental ter uma alimentação saudável, incluindo alimentos com os nutrientes citados acima, e beber muita água. Se possível, utilize apenas em caso de recomendação de um nutricionista.

Observações: Esse texto tem como interesse informar do que se trata a estria e formas naturais de prevenção. Demais tratamentos, consulte seu médico.

0 comentários:

Postar um comentário