A banana é uma das principais fontes de amido das dietas dos trópicos, mas, apesar de ser famosa por ser rica em carboidratos e energia, é uma fruta rica em vitaminas e minerais importantes para a saúde. Falando exclusivamente da banana ainda verde, quando cozida, é apropriada para o preparo de subprodutos, como a biomassa e a farinha, devido ao alto teor de amido presente nas fibras da sua casca e polpa.
O amido presente na banana verde é chamado de amido resistente, uma forma resultante do amido não-absorvido pelo intestino delgado. Atua de forma semelhante às fibras alimentares, ajudando no funcionamento intestinal, no aumento do bolo fecal, na redução do esvaziamento gástrico, além de prevenir e tratar a constipação intestinal e problemas associados a ela (hemorróidas, por exemplo), prevenir o desenvolvimento de câncer do intestino e dar maior sensação de saciedade.
A banana verde e seus subprodutos são considerados alimentos de baixo índice glicêmico. Mas o que isso quer dizer? A velocidade com que um alimento é digerido determina o seu Índice Glicêmico (IG). Quanto maior for o IG de um alimento, mais rápido ele eleva a nossa glicemia, causando picos de insulina, o que aumenta a sensação de fome e, ao longo do tempo, pode ocasionar diabetes tipo 2 ou, para quem já é diabético, ocasiona o descontrole da mesma. Por outro lado, quanto menor for o IG de um alimento, maior será a sensação de saciedade, o que auxilia nas dietas de forma geral, pois evita que o indivíduo tenha "ataques" de fome e evita também o armazenamento de gordura, ocasionado, nesse caso, pelos picos do hormônio insulina.
Alguns estudos têm indicado que a banana verde também auxilia na redução de colesterol, pela redução da sua produção pelo fígado. Como ajuda ainda na sua eliminação pelos ácidos biliares, isso evita doenças cardiovasculares.
A farinha de banana verde tem sido bastante divulgada na mídia e seu consumo deve estar associado a uma dieta saudável para que haja benefícios realmente. Pode ser adicionada a sucos, sopas, iogurtes, nos pratos do almoço e jantar ou em preparações como bolos e tortas, no entanto, nesse caso, pesquisei e há dicas de não usar mais que cerca de 1/4 de farinha de banana, pois a massa pode ficar "grudenta" demais. Dica da nutri: quando como arroz e feijão, utilizo cerca de 1 colher (sobremesa) junto e misturo. É como uma farofinha.
Caso queira preparar em forma de biomassa, não tem problema. Veja a receita:
Biomassa de Banana Verde
Ingredientes:
- Banana verde na quantidade desejada
Modo de Preparo:
Lavar bem as bananas (com casca) com ajuda de uma esponjinha e detergente. Em uma panela de pressão com água fervente, cozinhar as bananas (ainda com casca) por cerca de 10 minutos (a água deve cobrir a fruta). Desligar o fogo e deixar por mais 15 minutos, com a tampa fechada, para terminar o cozimento. Deixar o vapor sair naturalmente, retirar as bananas e agora as cascas, uma a uma, e adicionar a polpa ainda quente no liquidificador. Bater a polpla e se for necessário, adicionar um pouco de água. Se não for utilizar na hora, guardar na geladeira por até 5 dias.
A biomassa tem sabor neutro e também pode ser adicionada a preparações como bolos, tortas, substituindo parte da farinha de trigo. Já vi receitas com substituição total, porém, como não testei, não posso dizer a vocês se dá realmente certo. ;)
Então, pessoal, resumindo sobre os principais benefícios da fruta ainda verde:
- Maior saciedade, o que ajuda no emagrecimento e manutenção de peso;
- Evita picos de insulina, prevenindo a diabetes tipo 2 e controlando-a em quem já é diabético;
- Evita doenças cardiovasculares;
- Melhora o funcionamento intestinal, prevenindo inclusive câncer de intestino.