quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

Receita: Ratatouille

Acredito que você já deve ter ouvido falar em Ratatouille, provavelmente por causa do filme da Disney (2007) que leva este nome, que é de um dos pratos mais tradicionais da França. O filme, que é uma gracinha para toda a família ver (haha), conta a história de um ratinho que sonha ser cozinheiro em um restaurante do seu chef predileto em Paris. 

Já o prato, apesar do nome "chique" para muitos aqui no Brasil é super fácil de fazer e não leva ingredientes "mirabolantes", digamos assim. Além de ser um prato nutritivo, também pode ser considerado "low carb" (baixo em carboidratos) e é vegano, por não conter nenhum ingrediente de origem animal, como carnes, leite e derivados ou ovos. Ou seja, todos ficam felizes! Eu fiz pela primeira vez para o Réveillon e adorei! Usei como base a receita do Pedro Frade, do site Petit Gastrô. A foto que ilustra este post também é do Pedro, pois a minha não ficou tão bonita assim! ;)

Foto: Petit Gastrô
Ingredientes (posto o que de fato usei, independente da receita do Pedro):

Molho de tomate:
-  5 tomates médios
- 2 cebolas médias picadas
- 2 dentes de alho
- Sal a gosto

Ratatouille:
- 2 berinjelas grandes
- 1 abobrinha grande
- 3 tomates médios
- Azeite de oliva
- Sal a gosto
- Pimenta do reino a gosto
- Manjericão a gosto

Importante: as quantidades variaram por causa da assadeira que usei. Fique atento!

Modo de Preparo:

Preparar o molho de tomate e reservar. Não estou postando a receita do molho, pois acredito que todos saibam fazer! :) Cortar as berinjelas e a abobrinha em rodelas finas e colocar uma pitada de sal. Cortar também os tomates. Cobrir a assadeira com uma camada de molho (o meu molho foi todo no fundo, mas dependendo da quantidade, não é necessário usar tudo). Colocar sobre o molho as rodelas de berinjela, abobrinha e tomate alternando uma a uma sempre até cobrir o fundo. Fazer quantas camadas quiser desta forma. Finalizar com outra pitada de sal, pimenta do reino e manjericão a gosto (usei manjericão desidratado). O manjericão pode ser colocado depois de assado para não murchar. Regar com azeite de oliva (não exagerar, devo ter usado em torno de 2 a 3 colheres de sopa). Levar ao forno (previamente aquecido) por cerca de 30 minutos (o Pedro referiu este tempo, mas o meu ficou 1h no forno, portanto, pode variar bastante). Pronto! 

Fica delicioso e ótimo para variar a forma de consumo dos vegetais! Servir como acompanhamento de outras preparações!

0 comentários:

Postar um comentário