domingo, 2 de fevereiro de 2014

Suco Verde


Quando o tema é nutrição, as "modas" não param! Uma onda forte nos últimos tempos é a do suco verde: celebridades, blogueiros, profissionais da saúde (uns até não, hehe)... Tá todo mundo nas redes postando fotos e falando do seu suquinho. O que será que ele tem de tão bom que faz a cabeça de tanta gente?

Ele surgiu com a fama de desintoxicante e não é raro ver alguns bebendo o suco depois de "comilanças", esperando que a bebida resolva os problemas... De fato, ele realmente ajuda a "desintoxicar" e não tem problema consumi-lo após comer demais. Porém, como seeeeempre falo, ele ajuda, ou seja, sozinho o suco não faz nenhum milagre.

Antes de qualquer benefício do suco verde, eu já adoro! Meu amor pelo suquinho começa pelo fato de ser da cor verde! Quem me acompanha, sabe que quase sempre tem algo verde nas minhas refeições, seja pelos benefícios, seja pela cor, hahaha. E ainda quanto ao suco, é porque acho gostoso, de verdade. Tem épocas que eu consumo todos os dias, agora depende um pouco.

Vamos aos principais benefícios?

- Rico em nutrientes: como acrescentamos frutas, folhas cruas e alguns adicionais (ver mais abaixo), o suco é cheio de vitaminas e minerais. É uma excelente opção para quem não gosta muito de determinado alimento, pois, dependendo da mistura utilizada, não dá para perceber o gosto! Mesmo assim, é legal também consumir os alimentos em sua forma original, sem depender só do suco.
- Diurético: é "chover no molhado" falar que os diuréticos aumentam a excreção urinária e ajudam a eliminar a retenção hídrica, não é mesmo? Bom para quem tem tendência a ficar retido, mulheres na TPM, dias de calor...
- Melhora o funcionamento intestinal: o suco é rico em fibras, que são essenciais para melhorar o trânsito intestinal e para a saciedade. Com isso, tudo melhora: a qualidade da pele, o humor...
- Anti-inflamatório: Aqui depende do que você incluir, mas, em geral, a propriedade anti-inflamatória ocorre quando acrescentamos ingredientes como chia ou linhaça, por exemplo, que são ricas em ômega 3. O gengibre é outro item que agrega essa propriedade.
- Antioxidante: Como quase todas as "receitas" de suco levam algum ingrediente como a vitamina C (limão, laranja, abacaxi...), por exemplo, a bebida torna-se antioxidante.

O que posso utilizar?

- Base: Água ou água de coco, que é rica em nutrientes. Pode-se também utilizar chá (hibisco ou verde, por exemplo, ficam excelentes). Se for feito no liquidificador, será necessário utilizar algo, mas conheço pessoas que não utilizam nada, pois usam o juicer para o preparo.

- Frutas: O ideal é usar até dois tipos. Opções que costumam funcionar bem: maçã, melão, abacaxi, morango, mamão, laranja, banana, maracujá e limão (suco ou descascado, em sua forma inteira).

- Folhas (até dois tipos): Alface, espinafre, agrião, rúcula e couve, esta última a predileta da maioria (inclusive minha!). Faço um alerta quanto a couve: ela é da família das brássicas (assim como brócolis, couve-de-bruxelas, repolho) e contém uma substância chamada glicosinolato, um composto enxofrado bioativo que libera isotiocianatos. Os isotiocianatos podem atrapalhar o bom funcionamento da tireoide, ou seja, quem tem hipotireoidismo deve evitar a couve e as demais brássicas. Não é necessário excluir do suco e da alimentação, mas variar sempre que possível com outras folhas.

- Sementes/grãos (um tipo): Chia, linhaça, semente de girassol ou abóbora e quinoa são as opções mais comuns.

- Adicionais diversos: Gengibre, hortelã, pepino, aipo, salsinha, broto de alfafa ou de feijão, farinha de banana verde, cenoura, beterraba, batata-doce, batata yakon... Aqui a criatividade é quem manda! Com exceção desses quatro últimos (escolher um deles), os outros podem ser utilizados conforme a sua preferência.

Seria interessante escolher pelo menos um item dos grupos acima. Mas o que realmente não pode faltar são as folhas verdes. Se você vai a um nutricionista, ele adequará o que é melhor para você: em jejum, com outros alimentos, etc.

Para fazer é fácil: basta levar tudo ao liquidificador e bater bem. Não é necessário coar, para aproveitar melhor os nutrientes e fibras. Também não deve-se adoçar. As frutas, geralmente, já deixam um sabor adocicado no suco, contudo, se mesmo assim você sentir necessidade de adoçar, prefira o mel, em pequena quantidade, ou gotinhas de adoçante à base de stévia.

A foto que inicia o post é de um dos meus sucos mesmo. Nele eu coloquei 1 maçã vermelha, 1 folha de couve grande, suco de 1 limão, 1 colher (sopa) de semente de chia hidratada (é só colocar a chia em um pouco de água em um potinho, que ela se transforma em "gel") e 1 colher (sobremesa) de ginseng em pó. É o meu favorito e super básico! Nesse dia esqueci de colocar gengibre, mas sempre coloco e deixa o sabor muito bom! Às vezes troco tudo: revezo a chia com a linhaça, troco a folha verde e/ou a fruta etc.

É importante salientar que ele pode ser utilizado por quem quer emagrecer ou mesmo por quem ganhar massa muscular ou tem outros objetivos. Como é bastante nutritivo, vai trazer benefícios.

Para facilitar os trabalhos, uma dica legal, que aprendi com uma nutri quando eu nem estava na faculdade ainda e que é bem utilizada por vários, é preparar cubinhos de couve (ou outra folha verde). Como fazer? é só bater algumas folhas de couve com um pouco de água (o suficiente para triturar as folhas) e levar ao freezer em forminhas de gelo. Dá para bater com gengibre ou hortelã também, o que facilita mais ainda! Depois, é só usar alguns cubinhos por dia (quando faço, uso 3 a 4 cubos) no seu suco.

E aí, animado para fazer um suco verde depois de tanta coisa boa? Go, go, go!

0 comentários:

Postar um comentário