sábado, 3 de novembro de 2012

Exceções

A comida não tem somente a função fisiológica. Possui também função social (almoço com a família, happy hour com amigos, etc) e a função emocional (comer para comemorar algo ou quando se está triste, etc), assim como podemos ver na tirinha acima nos dois primeiros quadros.

É "chover no molhado" dizer que a alimentação não precisa ser radical para o emagrecimento. Quanto mais radical se é, mais vontade você vai ter de "escapar" e mais chances de você largar tudo e prejudicar a sua perda de peso. No entanto, observo certas vezes que algumas pessoas tendem a abrir exceções por qualquer motivo. 

Vejam na tirinha: a garota está feliz e toma um chopp para comemorar, está deprimida e vai comer, e, por fim, chega no sábado e, justamente por ser fim de semana, se rende a uma barra grande de chocolate.

Não podemos deixar que as nossas emoções tomem conta da nossa alimentação. É claro que às vezes parte de outras pessoas, quando te chamam para algo. Nesses casos, como já falei por aqui, é necessário autocontrole! Não é necessário abandonar a vida social, mas você deve lembrar que aquele prazer em um determinado alimento levará somente alguns minutos, enquanto que o peso que você pode ganhar às vezes demora para ser eliminado. Pense se realmente vale a pena. Se quiser realmente provar algo, prove, mas uma porção adequada, sem excessos. Isso vale para os fins de semana também. Assim, as chances de sucesso serão maiores e você não ficará com peso na consciência!

Ainda sobre emoções, é comum ouvir sobre ansiedade. Nessas horas, tente se distrair com algo que não seja a comida: tome um copo de água, dê uma volta, telefone para alguém, acesse a internet, leia um livro, etc.

Só depende de você! =)

0 comentários:

Postar um comentário