Fazia um tempo que eu estava com vontade de fazer algum bolinho, então, aproveitei essa semana, terça-feira para ser mais exata, para preparar. Como tinha uma lata de atum "dando sopa" no meu armário, resolvi utilizá-lo. A receita é bem fácil e fica bem gostosa também. Com uma lata de atum, obtive 9 bolinhos. Comi alguns com um saladão no jantar e meus pais comeram o que restou. :D
Ingredientes:
- 1 lata de atum light ao natural (Utilizei um com menos sódio)
- 1 colher de sopa de fibra de soja
- 1 ovo
- Sal a gosto
- Temperos naturais a gosto (Utilizei açafrão, cominho e orégano)
Modo de preparo:
Escorrer a água da lata de atum. Colocar no liquidificador junto com os demais ingredientes e bater até tudo ficar bem misturado. Fazer bolinhas com a massa do liquidificador ou amassar com um garfo (foi o que eu fiz) e levar em uma forma untada ao forno por aproximadamente 20 minutos ou até dourar.
A grande sacada desse bolinho é a fibra de soja, que dá um pouco mais de consistência ao bolinho e NÃO possui carboidratos, logo, o bolinho ficou só com proteínas e um pouco de gordura. Mas atenção, se quiser que seja sem carboidrato, tem que ser FIBRA de soja. Não pode ser farelo, nem farinha, nem extrato, ok? Na dúvida, olhe o rótulo dos alimentos.
Sobre o atum em lata: não costumo consumir com muita frequência, pois quase sempre, tudo que é enlatado tem muito sódio. Essa lata, como falei, possuia teor reduzido de sódio. Por isso, é importante observar o rótulo (de novo!). Além disso, costumo lavar o atum depois de aberto. Isso mesmo: pego o atum, coloco em uma peneira ou coador e lavo bem em água corrente. Dica bacana!