Fazendo meu primeiro (ou único, não sei) bolo desse mês! Porém, este não é de minha autoria. Foi uma colega da pós-graduação que passou a receita na nossa última aula e resolvi fazer, apenas alterando certas quantidades para render um pouco mais. Então, ficam aqui os créditos para ela: Karla Herzog. :)
A textura fica maravilhosa, tipo brownie, molhadinho, e o sabor ótimo! Não tem nada a ver com o principal ingrediente do bolo, que sei que muita gente torceu o nariz ao ler, hehe.
A textura fica maravilhosa, tipo brownie, molhadinho, e o sabor ótimo! Não tem nada a ver com o principal ingrediente do bolo, que sei que muita gente torceu o nariz ao ler, hehe.
Café quentinho com bolo: simples e gostoso! |
Ingredientes:
- 1 xícara e 1/2 (chá) de grão-de-bico cozido
- 1 xícara (chá) de leite desnatado ou bebida vegetal ("leite" de amêndoas, arroz...)
- 1/2 xícara (chá) de óleo de coco ou outro da sua preferência
- 1 xícara de amido de milho
- 5 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar
- 6 colheres (sopa) de mel*
- 3 ovos
- 2 bananas grandes (ou 3 pequenas) amassadas
- 1 colher e 1/2 de canela em pó (opcional)
- 1 colher (sopa) de fermento em pó
- Coco ralado ao natural sem açúcar para cobrir o bolo
Modo de Preparo:
Colocar os ingredientes, aos poucos, no liquidificador, exceto as bananas, o fermento e o coco. Bater até ficar uma mistura homogênea. Às vezes pode ser necessário parar o aparelho e misturar com uma colher para não queimá-lo. Adicionar as bananas e o fermento e mexer bem. Untar uma forma redonda com óleo (o suficiente para evitar que o bolo grude), despejar a massa e cobrir com o coco ralado. Levar ao forno, já aquecido, por cerca de 45 minutos ou até espetar um palito e a massa sair levemente úmida (velho truque!), por causa da textura de brownie mencionada.
* Observação: Coloquei a quantidade que eu usei, porém, na receita original eram 4 colheres. Como usei 6 (mais ou menos 1/2 xícara), o sabor do bolo ficou uma delícia e até com sabor de bolo "comum" de chocolate, mas achei que poderia ter ficado um pouquinho mais doce. Portanto, se também tiver essa preferência para a receita, acrescentar cerca de 1 xícara de mel em vez de 6 colheres.
Volta e meia tento passar receitas para os pacientes/clientes de algum bolo. Algumas pessoas pensam que ao começarem a fazer "dieta", vão ter que deixá-lo de lado. Não necessariamente. Tudo depende do objetivo, das condições de saúde, do plano alimentar em si (estratégias), da disponibilidade (se tem vontade e tempo para fazer) e, obviamente, do tipo de bolo. São opções legais para o café da manhã, lanches e, alguns deles, até como refeição pré-treino.
Como podem perceber, a receita não tem farinha de trigo ou aveia, ingredientes comuns na maioria dos bolos, logo, o bolo não contém glúten. "Ain, mas então não pode comer glúten?". Já devo ter falado aqui alguma vez que faço receitas de diversos tipos para poder atingir o maior número possível de pessoas. Uma pessoa saudável, se quiser, pode comer algo com ou sem glúten, tendo variedade na alimentação. Já uma pessoa celíaca, só vai se beneficiar das que não contenham glúten. Para não ficar repetindo sobre isso, você pode ler sobre esse assunto clicando aqui, post que falo, lá no meio, do glúten e "comer ou não comer".
Bom apetite! :)
0 comentários:
Postar um comentário