No início do ano, eu já havia feito para o blog um post sobre chás (clique aqui para ler). Quem lembra? Com diversas propriedades, os chás podem ser nossos aliados na busca por uma rotina saudável. Como já dito em tal post, eles não são milagrosos, já que é necessário combinar com outros hábitos saudáveis, porém, podem nos dar um estímulo extra, às vezes até para quem quer começar a fazer algumas mudanças, só não sabe bem por qual. Um dos queridinhos do "mundo dos chás" é o verde, que, apesar de ser mais conhecido por ajudar no emagrecimento, possui muitas outras propriedades benéficas e será o tema do post de hoje!
Senta que lá vem história!
O chá certamente é uma das bebidas mais consumidas por todo o mundo, tendo tradição nos países orientais há muitos séculos. Há lendas que contam sobre a origem do chá. Uma delas diz que nos anos antes de Cristo, Chen Nung, um imperador chinês, descansava embaixo de árvores, quando começaram a cair folhas em uma vasilha com a água que seus servos haviam fervido para beber. O imperador sentiu-se atraído pelo aroma, provou e gostou, nascendo assim o chá verde.
Obtido a partir da infusão das folhas de uma planta chamada Camellia sinensis (nome científico), o chá verde é uma das bebidas mais estudadas no mundo também. Dessas folhas também é extraído o chá preto, por exemplo.
Algumas propriedades atribuídas ao chá verde, evidenciadas por diversos estudos são:
1) Atividade antioxidante: Ajuda a reduzir os radicais livres produzidos pelo nosso próprio organismo e pelos exercícios físicos;
2) Anti-inflamatório: Auxilia no combate a diversas condições relacionadas à inflamação, como obesidade e outras doenças, celulite, etc;
3) Redução de doenças cardiovasculares (DCV);
4) Anti-hipertensivo;
5) Termogênico: Ou seja, o organismo a gastará mais calorias, auxiliando no emagrecimento, mas, claro, não adianta beber litros de chá verde e se alimentar mal;
6) Anticarcinogênico: As pesquisas têm explorado os compostos ativos do chá, como a epigalocatequina-3-galato (EGCG), tendo resultados promissores em relação à prevenção de alguns tipos de câncer;
7) Proteção contra a radiação solar: Os polifenóis do chá são apontados como protetores dos raios UV e da pele em geral, porém, mesmo tendo tal benefício, a recomendação de um filtro solar ainda é válida!
8) Controle da glicemia.
Muitos benefícios, hein? E são só alguns, já que há estudos mostrando associações do chá verde a outras situações! Para preparar o chá, não é necessário ferver a água. Utilize cerca de 2 colheres das de sopa (10 g) das folhas do chá (são melhores que os sachês) para cada litro de água. A recomendação geral é de 4 a 6 xícaras por dia do chá. Uma dica é não consumir após às 17h, pois o chá contém cafeína e pode deixá-lo sem sono!
Ah! Você pode misturar o chá verde com outras ervas, assim como sugerido no post dos chás. Gosto bastante de misturar com gengibre e canela! Geladinho, fica bem refrescante! O gengibre e a canela também são termogênicos naturais, mas mesmo que você não queira emagrecer, você pode utilizá-los, se quiser, pois possuem outras propriedades benéficas para a saúde.
Quando consumir, procure dar um intervalo razoável entre as refeições, principalmente o almoço, pois a presença da cafeína e dos taninos do chá prejudicam a absorção de alguns nutrientes, como zinco, ferro e cálcio.
Aproveitem os benefícios! :)