Segunda-feira geralmente é o dia "internacional" de mudanças, né? Muitos começam uma "nova dieta", exercícios físicos, busca por um novo trabalho, enfim... O início da semana parece propício para novidades. E pensando nisso, além da conscientização sobre os impactos do uso de produtos de origem animal (todas as carnes, laticínios, ovos, mel, gelatina etc) para a saúde, o meio ambiente, a sociedade e os animais, surgiu a campanha Segunda sem carne!
Segundo a Associação Dietética Americana, uma alimentação sem carne traz
como principais benefícios a prevenção de diabetes, hipertensão
arterial (pressão alta), vários tipos de câncer, entre outras.
Mas o que o projeto sugere? Pois bem: a ideia é retirar, ao menos uma vez por semana, os produtos de origem animal da alimentação e assim conhecer novos sabores! Note que a campanha fala em seu nome sobre a carne, mas, quando possível, a ideia é realmente retirar outros produtos também como citado acima.
O projeto existe em cerca de 35 países, dentre os quais podem ser citados os Estados Unidos e o Reino Unido. Neste último, é liderado pelo ex-Beatle Paul McCartney! No Brasil foi lançada em 2009 e é apoiada por diversos líderes do mundo. Inclusive, em algumas cidades como São Paulo e Curitiba, há cardápios vegetarianos nas escolas municipais, pelo menos uma vez por semana, originados a partir da campanha,
Os mais carnívoros de plantão devem se perguntar "mas o que eu vou comer se não comer carne?", "eu morreria sem carne!". Gente, em primeiro lugar, você já fez o teste de ficar um dia sem? Provavelmente não! E é totalmente compreensível pensar isso em algum momento, pois a nossa sociedade "promove" uma alimentação "obrigatoriamente" com carne desde quando somos pequenos, mas experimente! Em segundo lugar, "viver sem carne" não mata, o que mata é não ter sequer um prato de arroz com feijão pra comer. O que mata é doença cardiovascular, como diria uma amiga minha!
A proposta não é tornar "o mundo vegetariano", no entanto, é bem comum tornar-se vegetariano ao iniciar o Segunda sem carne. Já falei sobre alimentação vegetariana aqui no blog antes (clique aqui) e no post você pode encontrar algumas respostas para as principais dúvidas que podem surgir quanto a esse tipo de alimentação. Além disso, você pode encontrar sugestões do que comer.
Para os que não sabem muito bem o que comer, além do post, existem diversos restaurantes vegetarianos e veganos pelo Brasil. Se quiser iniciar no projeto, você poderá encontrar as mais diversas preparações e aposto que irá se surpreender, pois vegetarianos não comem só alface!
Ainda, o site da Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB) oferece várias receitas para quem quiser se aventurar na cozinha! Aqui mesmo no blog há algumas sugestões bem bacanas!
Se for experimentar, conta aqui nos comentários!