Resolvi fazer um post com este tema porque o fim de 2016 está próximo e muitas pessoas referem "não ter tempo para nada" ou até mesmo porque começam a fazer um "balanço" do ano para ver o que atingiram ou não. Obviamente a administração do tempo não deve existir somente no fim do ano, mas sim em todos os dias da nossa vida. É textão, mas vale ler até o fim! ;)
Se você se sente assim, está na hora de rever sua organização! |
Puxando para o meu lado: não é raro chegar alguém no consultório que diz que não tem tempo para fazer exercício físico ou para cozinhar refeições mais nutritivas. Às vezes, alguns têm crenças de que "só tendo muito tempo livre" para conseguir comer bem e assim ter mais saúde, emagrecer etc. Será?
É bem possível que você que talvez tenha se identificado com essas informações iniciais não saiba administrar seu tempo de forma adequada. Uma coisa é certa: todos têm dias de 24 horas, então por que tanta gente consegue se exercitar, comer melhor, trabalhar, estudar, ter vida social e tudo mais? Certamente porque se ORGANIZAM para dar conta de tudo que precisam fazer.
Vou dar um exemplo do que falei no parágrafo anterior para ficar mais claro. Tenho uma paciente que tem a seguinte rotina: vai para a faculdade de segunda a sábado pela manhã, chega em casa para o almoço, come, organiza alguma coisa, vai para a academia, retorna, toma banho e se arruma, depois vai para o trabalho quase no fim da tarde, do qual só retorna às 23h/23h30. Ela encaixou o exercício nesse intervalo entre almoço e trabalho, pois era o único que ela tinha. Se não fosse assim, provavelmente não faria nada. Ela também faz o melhor para poder se alimentar direitinho: prepara boa parte das suas refeições e leva tanto para a faculdade como para o trabalho. E detalhe: ela cursa ENGENHARIA, portanto, no meio dessa correria toda, ela ainda "encontra tempo" para estudar para as provas e trabalhos. Além de organizada, é inteligente! Orgulho da nutri!
Com raras exceções (período específico da vida ou pessoas que têm mais de um trabalho, por exemplo), a maioria tem sim tempo para muita coisa, só precisa sentar, pensar e organizar melhor as tarefas. Quantas vezes você se pega ocioso ou mexendo em redes sociais em um momento que poderia dar uma caminhada no parque ou preparar alguns lanches pro dia seguinte? É claro que de vez em quando é ótimo ter um tempo sem fazer nada, nada mesmo. No entanto, se isso se tornar frequente, você acaba deixando de fazer não só atividades para sua sáude e qualidade de vida, mas talvez até procratinando atividades profissionais. Depois vem a frsutração por não ter atingido o objetivo.
Eu costumo ser muito organizada com as minhas tarefas. Sempre fui assim, detesto desorganização e neste fim de semana participei de um curso, no qual ficou ainda mais evidente a importância da administração do tempo e da organização das atividades. Agora é só aperfeiçoar o que eu já fazia!
Vamos algumas dicas que podem ajudá-lo nesse planejamento tão importante:
1) Anote suas tarefas/eventos da semana: Cada um encontra a sua melhor forma. Eu costumo anotar em papéis de rascunho mesmo, uma abaixo da outra, com a data/horário. Outros preferem montar uma planilha no computador ou imprimir calendários com os espaços certinhos. Atenção: você deve colocar em algum lugar visível, como um mural, geladeira, parede... Se liga nas ideias do vídeo a seguir (no Youtube há várias outras):
2) Planeje o dia seguinte na noite anterior: Antes de dormir, já planeje suas atividades da manhã, já deixe organizada a roupa que você vai usar para estudar/trabalhar, coloque em sua bolsa/mochila itens necessários, deixe visíveis itens que você vai precisar para o café da manhã (come aveia nessa refeição? Deixe a caixa em cima da mesa para otimizar o tempo). Parece besteira, mas se você não planeja uma tarefa simples como a roupa que vai usar, perceba quanto tempo você perde escolhendo a melhor peça ou procurando alguma que estava para lavar, por exemplo.
3) Utilize a tecnologia a seu favor: Existem diversos aplicativos para organização das tarefas, como é o caso do Evernote e do Google Keep. Já utilizei este último algumas vezes e achei ótimo, embora ainda prefira o bom e velho papel! Baixe no seu celular ou tablet e experimente!
4) Delegue tarefas: Há atividades que só nós mesmos podemos/temos que fazer. Contudo, algumas nós podemos passar para alguém, dependendo do que se trata. Por exemplo: aquele relatório do serviço deve ser feito só por você? Ou você pode pedir ajuda de um colega? O preparo do jantar não pode ser dividido com alguém que mora com você? Delegar é uma forma de distribuir melhor as tarefas e assim não se sobrecarregar.
5) Saiba priorizar: Na ansiedade de dar conta de tudo, muitas vezes podemos acumular muitas atividades. Pensar no que é realmente importante naquele dia/semana/mês ajuda a não "perder energia" com o que poderia ser feito em outro momento. O professor Mario Sergio Cortella, em seu livro "Por que fazemos o que fazemos?" diz que se colocamos um "s" (prioridadeS), deixa de ser prioridade, que temos que fazer uma escolha, pois a prioridade requer exclusividade.
6) Não se cobre tanto: Anotou todas os afazeres, tudo legal e aí não conseguiu realizar alguns deles. O que fazer? Senta no cantinho e chora? Se desespera? Não!! Organizar-se é essencial, mas somos seres humanos e imprevistos acontecem! Vai ter aquele dia (um só, não vários seguidos...) que você vai estar muuuito cansado e "mata" um treino na academia ou adia uma tarefa qualquer porque um amigo que faz tempo que não vê te chamou para sair. A ideia é se planejar para facilitar a sua vida e não virar um paranoico, que se cobra o tempo todo, se sentre frustrado quando não risca todas as atividades. Só procure não deixar a procrastinação e a ideia do "ah, hoje não tem problema" virar regra. Relaxa!
Depois me conta os resultados!